sexta-feira, 25 de maio de 2012

Incredible INDIA!

E depois de uma visita relâmpago ao Dubai, segui para Nova Deli, Índia, também para uma brevíssima estadia de 2 dias! Eu aqui perante vocês confesso que tinha imensos preconceitos sobre a Índia e o que tive oportunidade de ler em blogues de viagens não me deixou descansada! Mas felizmente as coisas correram pelo melhor e tive uma experiência fantástica! Tive mesmo muito sorte!

Logo no avião fiquei sentada ao lado de uma rapariga Indiana que meteu conversa comigo e foi super simpática. Durante o voo ela ia a ver o filme do seu casamento e eu fui deitando o olho! Que máximo: as tradições e os rituais são tão diferentes!

Só tive uma tarde para fazer turismo, mas valeu MUITO a pena, foi uma experiência maravilhosa e como estive acompanhada por um local (com motorista e carro com ar condicionado!) foi ainda mais autêntica.

Eu achava que a Índia era muito suja e daquilo que tinha lido os indianos tinham pouca noção de espaço pessoal e por vezes queriam tirar fotos com pessoas de pele clara (e muitas vezes tocar nas pessoas), comiam com as mãos (achava isso pouco higiénico) e claro a comida...vegetariana e picante! Ora fiquei redondamente enganada...em quase tudo!

Na verdade Deli tem zonas muito sujas, com pilhas de lixo na berma da estrada, bairros de lata, pedintes (as castas ainda são uma realidade). MAS Deli tem também largas avenidas muito bem pavimentadas e com bermas cuidadosamente ajardinadas, tem zonas mais luxuosas e bem mantidas. As pessoas foram sempre simpáticas e até achei graça quando um senhor me pediu para tirar uma foto com o filho!

O comer com as mãos é mesmo uma realidade, mas na verdade até de uma forma bem civilizada! Até fui eu que me senti mal, pois no final da refeição comecei a notar que toda a gente SÓ comia com a mão direita! Menos eu, que não conseguia partir a espécie de pão que acompanha as refeições só com uma mão e por isso usava as duas. Mas para os indianos a mão esquerda serve para tratar da higiene...logo não se usa para comer! A comida é maioritariamente vegetariana e é bastante boa! E é sempre picante! Mesmo que eles jurem a pés juntos que não levou picante, a verdade é que se sente sempre qualquer coisa!

Deixo-vos com algumas fotos dos sítios que visitei (e não falhou a vaca no meio da rua!). Espero que gostem! Em breve post das compras (prémio de melhor país de sempre para compra de peças locais!).

Tumba de Humayun, mandada construir pela mulher, em luto, do imperador com o mesmo nome. Esta construção é um percursor do conhecido Taj Mahal, e foi construída no séc. XVI a.C.




Não pode faltar a foto da vaca na rua, típico na Índia não é?!


Templo de Lótus,  um edifício de arquitectura marcante, que dá as boas vindas a pessoas de todas as religiões.


Tenho as minhas leituras de blogs para actualizar, mas o jet lag dá cabo de uma pessoa e chego ao fim do dia completamente de rastos!






10 comentários:

  1. UAU! gostei de ler o teu testemunho... Sou sincera que oscilo entre o não ter grande curiosidade em ir à Índia (não me atrai!) e entre o morrer de curiosidade em saber o que é estar num ligar TÃO diferente do nosso... Não sei se me faço entender. É claro que acho que deve ter sítios interessantes para visitar, claro!, mas tenho outras preferências! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana compreendo-te perfeitamente! A Índia era um sítio onde eu nunca tinha tido curiosidade em ir, é demasiado diferente! Mas como fui em trabalho, não havia opção! Acabei por ficar com uma ideia completamente diferente. Também porque tive como guia uma pessoa fantástica, local, e de uma classe mais abastada, então vi as coisas um pouco mais "cor de rosa", foi uma experiência muito boa e enriquecedora!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bem, mas que sorte! A India (apesar de todos os aspectos negaticos que sabemos), atri.me imenso! Fico à espera de próximos posts.Bjos!

    ResponderEliminar
  3. Adorei também a descrição da experiência à Índia.

    Deu para ver o Taj Mahal?

    bjs:)

    ResponderEliminar
  4. que sorte! Tenho de lá ir! adoro picante!

    ResponderEliminar
  5. E o próximo destino é... ? ;) É cada um mais espectacular que o outro!

    ResponderEliminar
  6. Sweetie u are so sweet! Can we follow each other? Kisses from Romania!

    FashionSpot.ro

    ResponderEliminar
  7. Eu tb tenho essa ideia preconcebida da india, da sujidade e confusão. Adorei os colares e pulseiras que adquiriste!! ;)

    ResponderEliminar
  8. Adorei a tua descrição da Índia! És uma felizarda por teres a oportunidade de conhecer culturas tão distantes não só geograficamente mas também do ponto de vista social! São estas experiências que nos abrem os horizontes! Obrigada pela partilha!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar