quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O que vestir para uma entrevista de emprego?

Para mim esta questão nunca se colocou. Desde muito nova que tive consciência de que uma entrevista de emprego é uma situação em que somos avaliados no primeiro contacto, logo é extremamente importante que esse primeiro contacto seja marcante...pela positiva! A forma como nos apresentamos diz muito sobre aquilo que somo,s e o que a entidade empregadora pode esperar de nós, ao nível da representação da empresa para com os clientes e outras pessoas com quem nos cruzamos no dia a dia. Dai ser tão importante o nosso aspecto.

Claro que há sempre aquelas pessoas que acham que o Curriculum fala por si, que têm tanta experiência e tão boa que a aparência é um dado absolutamente secundário. Mas não. Uma aparência cuidada transmite organização, serenidade, gosto por si, e consequentemente mais disponibilidade e vontade de desempenhar bem um papel, e num primeiro momento, o da entrevista, mostrar que respeito a entidade que me poderá vir a contratar pois tive o cuidado de estar bem. E é claro que o estar bem arranjado não é apenas para o primeiro dia, mas sim fazer disso uma premissa todos os dias.

Na minha empresa estão a decorrer processos de selecção, e posso afirmar com segurança que cerca de 80% das candidatas foram de calças de ganga!!! Não acrescento aqui os candidatos pois esses foram sempre apresentáveis de fato. Mas elas senhores, elas...umas parece que aproveitaram o intervalo entre as aulas da Faculdade para irem à entrevista, outras parece que estão a ir para uma saída à noite, de tão justa que é a roupa e de tão maquilhadas que estão, outras não levam qualquer vestígio de acessórios e/ou maquilhagem...E vão de calças de ganga! Calças de ganga não se vestem em nenhuma entrevista!

Por muito boas pessoas que sejam, que acredito que sim, simplesmente não entendem que a imagem que passam não é corporativa!

É claro que existem empregos que não exigem um dress code muito rígido, o meu é um deles, por isso há que saber manter o equilíbrio, usar peças neutras, com um corte clássico, acessórios discretos, o cabelo penteado e maquilhagem suave.

Tinha preparado vários conjuntos de sugestões de roupa a levar a entrevistas no Polyvore mas infelizmente sou demasiado naba para perceber como é que se guardam as imagens. Quer dizer eu fiz "save" mas quando vou a carregá-las para o blog não me aparece nada...! Será que alguma alma caridosa me pode ajudar? :)
Obrigada

9 comentários:

  1. Já estava a estranhar a tua ausência ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu, felizmente, posso usar quase tudo o que quiser... é um dos benefícios de trabalhar de bata! Concordo muito com o teu post, mas também acho que há várias maneiras de se vestir jeans!

    Kiss*

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, na maioria das entrevistas usar calças de ganga é um big no no ;)

    ResponderEliminar
  4. Também não sei:(
    Quanto ao post, não tenho dúvidas...concordo contigo!
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Excelente post!
    Para criares os looks, podes também usar o PowerPoint ;) Não fica tão bem, mas é simples de usar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Depois de ter o look pronto faço um PRTSC e copio para o paint, recorto e gravo. Também não atino gravar no site...

    ResponderEliminar